quinta-feira, 20 de março de 2014

Drenagem Linfática na Gestação e Pós Parto



Durante a gestação a um aumento na produção hormonal, alguns hormônios são responsáveis pela retenção hídrica aumentando o volume sanguíneo que varia de 30% a 50% temos capacidade de reter em nosso organismo cerca de 8 litros de água durante a gestação.





É preciso ser feita com muita atenção e cuidado, pois se a drenagem for mal feita pode haver contrações e até mesmo um parto prematuro, inicia-se apenas no terceiro mês de gestação, e é interessante continuar a drenagem pós parto para melhor recuperação da paciente.



A drenagem objetiva-se em levar as toxinas, bactérias e proteínas que as veias não conseguem absorver, pelo sistema linfático superficial e profundo, a massagem possui pressão leve e continua, para que a linfa possa seguir pelos capilares linfáticos seguindo para os vasos linfáticos e depois para os troncos linfáticos que são mais volumosos e levam a linfa para veias de médio e grande calibre, o sistema linfático não possui um órgão central bombeador, mas possuem válvulas como as veias que levam a linfa a uma única direção, para o coração.



O sistema linfático começa e termina em fundo cego, e estão associados a estruturas chamadas linfonodos, que servem de filtro pra as substancias estranhas que estão no organismo, eles removem cerca de 99% das células estranha. Em um processo infeccioso os linfonodos endurecem e ficam dolorosos, conhecido como íngua, encontram-se principalmente linfonodos cervicais, axilares e inguinais, os ductos linfáticos drenam cerca de dois litros de linfa para as veias a cada 24 horas a circulação da linfa aumenta com o aumento dos movimentos respiratórios.



A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem muito benéfica que auxilia o sistema linfático a trabalhar em ritmo mais acelerado, ela mobiliza a linfa até os gânglios linfáticos, assim eliminando o excesso de liquido e toxinas, ela pode ser feita de forma manual ou mecânica com duração de 60 minutos, e tem por finalidade recolher o liquido preso entre as células e colocar nos vasos capilares.

A Drenagem linfática manual aplicada também no pós-parto tende a melhorar a qualidade de vida da paciente no retorno as atividades de vida diária e de acordo com os efeitos obter redução de medidas, com a redução de líquidos intersticiais retidos no organismo.


Beijo


Luciana Pinheiro

lucianaopinheiro@gmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário