Já reparou que quase tudo o que a gente faz envolve comida? Visitar a família no domingo, ir ao cinema com o namorado, encontrar as amigas num barzinho, passear no shopping… Isso ajuda a comprovar que comida e prazer estão de fato intimamente ligados. Daí a importância de ter muita firmeza para conseguir se controlar diante de delícias como massa, bolo, chocolate e sorvete e fazer com que a dieta seja levada a sério. “A disciplina ajuda a pessoa a se conscientizar do que faz em todos os momentos e lugares e até fugir do comportamento automático, aquele de devorar uma caixa de bombons em momentos de ansiedade, por exemplo”, diz a psicóloga Rejane Sbrissa, de São Paulo, responsável pelo site Pense Magro.
1. Exercite a paciência - É sempre bom lembrar que você não engordou do dia para a noite. Assim, não vai ficar tão ansiosa por não emagrecer de forma tão imediata assim.
2. Acabe com a proibição - Incluir o alimento na lista de ‘itens proibidos da dieta’ só gera compulsão e preguiça em manter a disciplina. Melhor saída é você saber que deve comer com moderação.
3. Vá com calma - Mastigue bem cada garfada – entre 15 e 20 vezes – para aumentar a saciedade, diminuir a ingestão calórica e, claro, saborear melhor a comida.
4. Crie o hábito - Antes de abrir o pacote de bolacha recheada, pense se você está com fome ou vontade. Se a resposta for fome, coma sem culpa, agora, se for vontade ou fome emocional, procure desviar a atenção para outra coisa menos calórica.
5. Aprenda a compensar - Não se sinta culpada se hoje você exagerou à mesa ou, pior, não pense em desistir da dieta porque ‘tudo já está perdido’. Programe-se para compensar amanhã consumindo alimentos menos calóricos.
6. Tenha jogo de cintura - Aprenda a modificar a dieta a qualquer hora ou situação, sem se sentir mal ou colocar tudo a perder por estar desrespeitando o cardápio do dia. Imprevistos acontecem.
7. Comemore cada quilo perdido - Isso vai mantê-la motivada em prosseguir na dieta.
8. Assuma a responsabilidade – Pare de culpar os outros pelos quilos extras, afinal, se é você quem decide o que vai vestir ou com quem vai sair, pode muito bem parar ou não comer em excesso.
9. Tenha outros focos - Colocar o emagrecimento como único objetivo na vida só vai deixá-la mais ansiosa. Em vez disso, procure se esforçar para fazer bem tudo o que você se prontificar. Assim, perder peso será apenas mais um desafio na sua vida e uma oportunidade para modificar os comportamentos que estão impedindo-a de emagrecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário