quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Saiba como tratar a Queratose Pilar.



Se você possui aquelas indesejáveis bolinhas nos braços, pernas ou bumbum, saiba que é possível suavizar o toque áspero e a vermelhidão das áreas afetadas. 

A queratose folicular, termo médico para o problema, é uma característica da pele que ocorre em algumas pessoas com predisposição a alergias respiratórias como rinite, bronquite e asma. Trata-se de um aumento da produção de células mortas na camada mais superficial da pele, bem no orifício as saída do pêlo, formando uma espécie de tampão, semelhante a uma pequena espinha.



Para controlar a produção desorganizada dessas células, os dermatologistas recomendam a utilização contínua de cremes com substâncias como uréia, ácido glicólico e ácido salicílico. Primeiramente, deve-se fazer uso de produtos manipulados que trazem as substâncias ativas em concentração mais alta. Quando o quadro melhorar, você pode lançar mão de cosmecêuticos vendidos em farmácias para manter o resultado.



Embora sejam mais comuns nos braços, essas bolinhas também podem aparecer no bumbum e nas pernas de quem usa jeans muito justos com freqüência. Neste caso, o atrito entre a roupa e a pele pode desencadear o problema, sem ligação com a alergia respiratória. É preciso que o médico avalie cada caso.

O problema piora no verão? Nesta estação do ano, as bolinhas tendem a ficar mais avermelhadas porque o calor provoca a dilatação dos vasos sangüíneos, mas isto não significa que aumentem em número – elas apenas ficam mais evidentes.

E quanto à esfoliação? Ao contrário do que se pensa, esfoliar a pele não resolve a causa da ceratose folicular. Os esfoliantes removem apenas a camada superficial da pele, sem controlar o excesso de produção de células. Além disso, dependendo do produto utilizado, a esfoliação pode ressecar e até ferir a pele.

Há outros tratamentos além dos cremes? Sim. No consultório dermatológico é possível fazer peelings de ácido salicílico ou glicólico em concentração ainda mais potente. Além disso, pode-se utilizar o SilkPeel – aparelho que faz uma dermoabrasão da área afetada, aplicando, ao mesmo tempo, os ácidos para o tratamento do problema. Para ambos os métodos, recomenda-se quatro sessões a cada duas semanas. 

14 comentários:

  1. oi, eu tenho esse problema, fui ao deramato e ela me indicou um remedio de manipulaçao, ja tem uma semana que eu estou passando e nao vejo diferença, sera que eu tenho q esperar mais?

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatriz! No seu caso convém aguardar a ação da medicação, o processo pode levar um tempo. Observe se este remédio manipulado favorece a hidratação do local que ajuda e muito no controle da Queratose.

    Me fale depois se deu certo!

    Beijos

    Lu Pinheiro

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Raiane,
    Bom, a minha Q.P é 100% genética, eu e todas as minhas primas por parte de pai sofrem com isso, mas nenhuma quanto eu !!!
    Comecei a reparar nessas “bolinhas” quando eu tinha uns 13 á 14 anos, até então mais no braço, nas minhas cochas tinha uns pigimentos mais escuros, eu comecei a cutucar essas bolinhas, (como nessa idade a gente não tem costume de se cuidar estéticamente tratando) minha pele começou a manchar, EU TBM TINHA E TENHO MUITA VERGONHA! Só a gente que sofre sabe o quanto é duro!
    No passar do tempo, essas “bolinhas” com isso as manchas mais escuras começou a aumentar, foi descendo para os braços, foi pras costas, um pouco no bumbum, na barriga, na parte de traz do joelho, pra baixo do jelho.
    Hoje eu tenho 21 anos tenho quase no corpo todo!
    Há 2 anos atraz eu procurei um Dermatologista porque não dava mais, ele me disse que se tratava de uma doença genética, que isso não tem cura, ele só me passou um hidratante (não me lembro a composição) e ácidos… no momento ajudou em questão do meu braço que era muitooo manchado e desigual a minha cor de pele, mas NÃO ADIANTOU NADA O QUE ELE ME PASSOU!
    Enfim… hoje decidi correr atraz para me cuidar ainda mais, vou procurar outro Dermatologista, bom…acabei achando seu e outros depoimento que provavelmente vão me ajudar muito!!!
    Seria muito bom compartilhar as nossas experiências e “testes” com vocês ou outros puderem me escrever… meu e-mail é raianeadriano@gmail.com.
    Até breve !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raiane!
      Realmente, a Queratose Pilar é de difícil controle, mas quando encontrar um produto que se adeque a seu tipo de pele e grau de queratose vai notar a diferença. Experimente o uso de óleo de amêndoas após o banho com a pele ainda molhada, vai lhe proporcionar hidratação e barreira contra a desidratação, e uma vez na semana faça uma esfoliação suave no local.

      Qualquer dúvida pode me contatar pelo: lucianaopinheiro@gmail.com

      Beijos

      Excluir
    2. Bom dia,
      Luciana Pinheiro,
      Tenho esse mesmo problema no meu corpo, as vezes estão mais visíveis, o dos braços que tinham muitos carocin a dermatologista passou um ácido e resolveu o do braço, como indicou so p os braços n usei no corpo td talvez faria uma ação igual. Problema que não lembro mais a composição, so q meu tem locais que sai cravinho principalmente no glúteos e parte posterior das coxas.. Causa um grande constrangimento, pq quando se coloca um biquíni ou um short curso q tbm fica visível todos ficam perguntando o que é esses carocinho. Ja fui em uns 4 dermatologista e estou querendo ir na 5, pois tem q haver uma solução p isso.
      Se caso a alguma sugestão estou aberta a tentar.

      ATT

      Beijos

      Excluir
  4. oi meu nome é rayane tenho cravos pretos nas coxas e as vezes ate ficam muito inflamados e duendo tem tratamento?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite ..
    Tbm tenho.. e ja fui em vários dermatolista e nao resolve..
    Sera dr Luciana
    Podem prescrever alguma formula para formula e salvar nossas peles..
    Pq no braço está muito escura, e muito grossa a pele..
    Ja usei de tudo.. e nada..
    Obrigada
    Boa noite

    ResponderExcluir
  6. Olá, tenho esse problema a alguns anos, devido ao stress com faculdade e trabalho ficou mais evidente e em maior proporção.
    Comecei a tratar com propinato de clobetazol onde consegui diminuir 100% da aspereza e vermelhidão, as manchas continuaram porém mais discretas onde agora estou utilizando Bil-Oill e esperando uma melhora.

    Porém gostaria de agradecer ao conteúdo aqui compartilhado, muito bom ter um conhecimento sobre nosso problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa de receita para comprar o propinato de clobetazol?

      Excluir
  7. Boa tarde meninas! Eu também já tentei de tudo, tem um creme da Isdin chama Eryfotona, comecei a usar, surtiu efeito, mas depois não adiantou, é um creme caro e como alternativa comprei Vitacid, a base de tretinoina, que ajuda bastante, hidrato com hidratante a base de ureia, esfolio e passo um óleo da natura no banho! Já n sei mais o que fazer! Meu braço fica lotado de bolinhas principalmente qdo estou estressada!

    ResponderExcluir
  8. Tenho isso desde os 13. Hoje tenho 28 e dei por causa perdida, já tentei de tudo, cremes a base de ácidos até resolvem temporariamente, mas ao parar de passar, voltam todas.
    Agora convivo com elas e quando tenho algum evento importante passo uma semana antes todo dia para dar uma amenizada.

    ResponderExcluir
  9. Gente sofro muito com isso, ja fui em 2 dermatos ninguem conseguiu resolver tenho nos braços coxas e bumbum se alguem souber de algo ficaria grata em saber!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui em uma médica muito boa! Se quiser te dou contato, mas o que ela me passou foi tomar sol
      3x por semana, desde então eu não tenho mais nada e hidratar, ela falou que áreas extensas do corpo o hidratante com ácido acético salicílico não é eficaz e falou para tirar corticoide, no caso vitacid

      Excluir